Desenvolvimento econômico

Aquele marzão não é só bonito: também gera crescimento econômico, desenvolvimento humano, sustentável, felicidade, bem-estar, etc

Quando começaram aqueles estudos de Jeffrey Sachs sobre desenvolvimento econômico com dados cross-countries, uma das variáveis que apareceu foi o famoso acesso ao mar (ou alternativamente, falta de acesso ao mar).

Muita gente, mesmo de economia, achava a dummy esquisita, ou não a achava relevante. Claro que esta opinião é incorreta. Só porque a maneira de se medir um fenômeno não lhe agrada, isto não quer dizer que o fenômeno não seja importante. É como dizer que não há inflação porque os índices de preços não englobam todos os preços, todas as famílias e assim por diante.

Pois é. Se você ainda tinha alguma dúvida sobre as vantagens de se ter acesso ao mar – e, portanto, ter maiores possibilidades de comércio – leia isto.

Claudio

2 comentários em “Aquele marzão não é só bonito: também gera crescimento econômico, desenvolvimento humano, sustentável, felicidade, bem-estar, etc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s