Uncategorized

SPC

Só Para Contrariar o nome do blog: que tal discutirmos as preferências dos indivíduos? Pois é, essa reportagem antiga da BBC Brasil afirma que a preferência por Coca ou Pepsi é derivada da memória e não do gosto em si do produto. Isso nós já desconfiávamos. O curioso é que, através de ressonância magnética, ficou demonstrado que a percepção do gosto muda se o sujeito sabe o que está bebendo. Ou seja, você vai efetivamente sentir um paladar diferente.

Eu desconfio que isso também ocorre no caso dos vinhos. Duvido que os enólogos possam mesmo diferenciar a bebida como dizem . Gostaria de ver uma prova às cegas de vinhos de toda a qualidade e verificar se a qualidade subjetiva estaria relacionada com o preço. Duvi-de-ó-dó. Claro que a dificuldade estaria em recrutar enólogos com boa reputação. Eles teriam tudo a perder; e nada a ganhar.

Pergunta: por que uma fábrica meia boca não faz uma campanha do tipo: “Por que pagar R$500,00 por uma garrafa de vinho, se o nosso custa R$20,00? “.

Bom, quem sabe essa sessão da American Economics Association de 2006 não responda minha pergunta. O título é: “The Economics of Paying Too Much”.

Leo.

2 comentários em “SPC

  1. Acho que isto realmente acontece com vários produtos, no caso do vinho você conseguirá diferenciar entre as variedades existentes, mas entre as marcas só as que realmente estiverem com uma qualidade péssima, as cervejas seguem a mesma linha de raciocínio.

    Acho que as empresa já perceberam isto há muito tempo, por este fato tentam sempre ligar algum nome famoso ao produto.

    Como gosto muito dos produtos da “cola”, se você colocar em um copo sem marca alguma Coca-Cola e em outro Pepsi-Cola eu diferencio na hora.

    Inclusive farei o teste com testemunha (minha esposa) e trarei o resultado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s