Algumas estatísticas interessantes sobre o Brasil (vão te ajudar a não passar vergonha nas redes sociais)

  1. “…, 58,1% (cinquenta e oito inteiros e um décimo por cento) dos empreendedores brasileiros têm rendimento familiar de até 3 (três) salários mínimos, 61% (sessenta e um por cento) são negros e pardos, e 30,6% (trinta inteiros e seis décimos por cento) não têm educação formal ou têm apenas o primeiro grau incompleto. Pequenos negócios empresariais constituem nada menos que 98,1% (noventa e oito inteiros e um décimo por cento) do universo de empresas no Brasil, respondendo por 43,5% (quarenta e três inteiros e meio por cento) dos empregos do país“.
  2. “… ao contrário do que muitos acham, é grande a parcela de pessoas que conciliam trabalho e estudo simultaneamente. Observe-se, por exemplo, que a média da idade em que as pessoas com ensino superior completo começaram a trabalhar é 17,5 anos. Em terceiro lugar, segundo dados da PNAD 2015, no grupo de pessoas que começaram a trabalhar antes dos 9 anos de idade, cerca de 74% alcançaram no máximo o ensino fundamental completo“.

Antes de sair por aí falando mal dos empreendedores (“capitalismo malvado”, “empresário só quer saber de lucro e vai te colocar em trabalho escravo se deixar”, “no Brasil a reforma da previdência trará o caos e uma chuva de gafanhotos destruirá as colheitas”) não custa nada estudar os fatos e, claro, selecionar entre as narrativas históricas que sejam honestas e, de preferência, baseadas em dados e com forte teor de ceticismo.

Esta foi a lição de hoje sobre prática científica, debates em redes sociais e sobre a necessidade de se contar até dez antes de falar bobagens. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s