A microeconomia de Mano Menezes

A gente fala de microeconomia, ensina, mas nem todos captam a mensagem. Um exercício clássico de primeiro período do curso é falar do efeito da expectativa de preço sobre a demanda. Todo mundo sabe que se aumenta há uma expectativa de aumento de preço da gasolina, o resultado é o aumento imediato da demanda pelo produto.

Ok, agora, veja este ótimo trecho da entrevista de Mano Menezes para Jihan Kazzaz, na Cruzeiro, ano XX, n.135, revista oficial do Maior de Minas. Jihan o pergunta sobre se ele gostaria de comentar acerca de possíveis contratações. Eis a resposta:

Não é inteligente fazer isso, pois se nós temos interesse em algum jogador e citamos seu nome, nós estamos valorizando seu passe e dificultando a negociação. [Cruzeiro, ano XX, n.135, Setembro a Dezembro de 2016, p.9]

Mano nos explica exatamente o efeito da expectativa. Há um valor de equilíbrio do passe do jogador e, com a divulgação de boatos de que o mesmo é desejado por este e/ou aquele time, temos um deslocamento da demanda para a direita e para o alto, aumentando o valor do passe.

Mano Menezes acabou de dar uma aula de Economia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s