Rent-seeking no Brasil, circa 1972: “ei, você aí, me dá um cargo aí”!

Eis um choque tecnológico: o email. O email pode ter acabado com a profissão daqueles que, como o professor Julio Cesar de Freitas, ganhavam a vida ensinando os outros a escreverem cartas. Aliás, este é o título do livro editado em 1972: Como Escrever Cartas, de autoria do citado sr. Freitas.

O livro é bem divertido, mas chamou a minha atenção alguns exemplos de cartas. Veja, por exemplo, esta.

20160828_135627 20160828_140930

Quando alguém ensina a escrever cartas como esta é porque certamente existe uma demanda social: pessoas querem conseguir um cargo público, mesmo que não seja via concurso. O tom da carta é até educado e procura se vender uma necessidade (“família pobre”, “rapaz jovem”, etc). O apelo é inegável.

Curiosamente, esta carta (e as que se seguem em reprodução parcial) está na seção Cartas Sociais e Familiares. Encontra-se até carta de recomendação de doméstica, mas não uma carta para pedir emprego em alguma empresa privada (mas há lá um exemplo de carta para pedir empréstimo pra algum parente…).

Eis alguns outros exemplos.

20160828_135708 20160828_135812Sim, não poderia faltar a capa do livro.

20160828_140202

Divertido, não? Uma sociedade que se baseia no rent-seeking não poderia não ter autores ensinando a implorar/pedir cargos públicos a políticos, não é? Claro, o melhor de tudo é o tom formal – bem anos 70 – desconhecido dos mais jovens que, muitas vezes, pecam pelo excesso oposto: escrevem cartas bem ruins, cheias de erros em alguns casos, e difíceis de se ler.

No meu mundo ideal as pessoas escreveriam melhor e pediriam achariam melhor ter um país com um setor privado menos rent-seeker.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s