De quanto será a queda na demanda por planos de saúde privados? Um breve exercício.

O pesquisador Ricardo M. de Moraes tem algumas estimativas preliminares (e uma rotina em R) que nos dão os seguintes resultados (leia o texto para detalhes, ok?) para uma especificação com controles sobre dados da POF 2008-2009:

Um aumento de 1,0% na renda domiciliar dos consumidores de planos e serviços de saúde está associado a um consumo 0,4% maior desses planos e serviços (elasticidade-renda). [p.6. Nota: a renda diz respeito à “renda monetária mensal da família”]

Há um alerta:

O cuidado a tomar, no uso de estimativas como as da elasticidade-renda, é que, neste e na maior parte dos estudos ele é feito com bases de dados em cross section e aplicado para projeções ao longo do tempo. A hipótese é a de que, com um aumento de 1% em sua renda, o consumidor adotará o perfil de alguém que, no período em que a pesquisa foi feita, ganhava 1% a mais. Em períodos normais essa pode ser uma hipótese válida. Em épocas de fortes mudanças na economia, ela pode não ser aplicável. [p.11]

Para fins didáticos, apenas, vamos assumir que este resultado seja um bom indicador do que está acontecendo na realidade, inclusive no sentido desta elasticidade ser a mesma para períodos posteriores a 2008-2009. Em resumo: suponha que ela valha para os dias de hoje, a despeito do alerta do autor (note que ele usa o verbo poder no final do trecho acima, o que é correto, dado que mudanças podem ou não afetar a estrutura da especificação estimada).

Assim, digamos que a renda das famílias, neste ano, caia em 4% (o pessimismo é baseado nas estimativas da Tendências). Neste caso, o gasto com plano de saúde cairia em 1.6%. Não dá para ficar muito otimista, mas no caso de a elasticidade ser unitária…bem, este é um dos resultados que o autor também obtém (em um dos resultados, a elasticidade é de 1.19, o que nos daria uma queda de demanda de 4.76% para os mesmos 4% de queda da renda das famílias).

O pequeno texto do autor tem mais observações interessantes e qualificações úteis para quem quiser se aprofundar no tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s