Desarmamento ajudou a conter crimes? Não sabemos.

O Estadão afirma, em manchete, que sim. Mas não vi, entre os especialistas, nenhum que tenha feito algum trabalho empírico (posso estar enganado). Especificamente, o trabalhos empíricos sobre o estatuto submetidos a periódicos científicos (ou seja, que passam pelo crivo acadêmico antes da publicação), eu vi poucos.

Então, vou apenas recordar alguns resultados mais gerais, não necessariamente sobre o estatuto, mas sobre o problema que realmente é o foco: a violência gerada pelas armas de fogo na forma de crimes.

Bem, lá vai: (a) não parece haver, (b) parece que há, mas há problemas nos dados segundo alguns, (c) depende do tipo de crime, (d) o buraco é mais embaixo, (e) sim, reduz.

Vale ainda lembrar: existe sempre o problema dos dados. Qual? O número de armas irregulares não entra na contagem dos supostos efeitos do estatuto. Como os especialistas tratam este problema? O repórter do Estadão poderia começar com esta pergunta: como podemos afirmar que é o estatuto que gerou o estacionamento das taxas de crime, ceteris paribus, se não temos dados coletados de armas ilegais?

Outra pergunta: qual é o efeito do crescimento econômico sobre os crimes? Imagino que uma lei no papel tenha menos efeito sobre a vida das pessoas do que o crescimento econômico (que gera menos desemprego). Por que? Porque este deve diminuir a criminalidade (e existe a questão de que o ciclo econômico pode ser assimétrico neste aspecto, com o do desemprego gerando mais crimes enquanto que queda no desemprego gera uma queda mais fraca nos crimes).

Anúncios

Uma resposta em “Desarmamento ajudou a conter crimes? Não sabemos.

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s