Concorrência de moedas hayekiana funciona?

hayekdefeated

Acho que o melhor resumo do argumento teórico desfavorável ao otimismo hayekiano nunca foi tão bem resumido como por Hadba (1994). É, basicamente, o argumento de Milton Friedman.

Pode-se achar interessante o trabalho de Hayek sobre uma possível estrutura de mercado na qual há concorrência entre moedas (eu mesmo sempre destaquei a importância de se ler o pequeno livro dele).

Mas é fato que a lógica econômica não é tão favorável assim ao argumento hayekiano. Obviamente, qualquer crítica séria ao argumento acima precisa enfrentar a lógica simples pois: (a) não há como negar que a racionalidade econômica opere (Rmg = Cmg), (b) também não vejo a tecnologia mudando o fato de que o Cmg é praticamente zero na emissão de uma nota adicional. Logo, não há como escapar de (c). Caso haja, gostaria de ver o argumento.

Por falar nisto, como anda o tal bitcoin? Não vejo mais notícias sobre esta moeda como via antes o que, de certa forma, é supreendente para mim, já que estamos com uma inflação que, no mínimo, incentivaria seu maior uso (não vou dizer ceteris paribus a regulação do Banco Central porque sabemos que o pessoal sempre dá um jeito de burlar leis que vão contra as trocas voluntárias).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s