Assistente de Pesquisa em Economia: ontem e hoje

Estava pensando cá com meus botões: como mudou o ambiente de trabalho, não? Antes, para uma pesquisa boba em Economia, a gente precisava de um assistente que coletasse dados manualmente, soubesse usar planilhas e que fizesse as chatíssimas tabulações das regressões no final.

É verdade que ainda precisamos de assistentes que saibam fazer tudo isto. Mas, tanto no R, como no Stata (e no Eviews ou Gretl), já existe a tecnologia de se obter dados de forma muito rápida. Claro, ainda é preciso saber fazer tabulações em planilhas, mas sobra mais tempo, hoje em dia, para o assistente fazer isto.

A formatação ABNT ou a criação de tabelas com várias regressões era o pesadelo de todo mundo. Aparentemente, não mais. Tanto o R como o Stata possuem rotinas feitas por terceiros que geram tabelas para quase todos os tipos de regressões. Latex chegou e o Word virou uma espécie de brinquedo para se escrever cartas e notas de aula simples. Claro, existe a barreira à entrada (eu mesmo tenho dificuldades com o Latex ainda), mas basta que você se esforce.

De certa forma, uma boa formação escolar que inclua algum tipo de conhecimento básico de programação não é algo a ser desprezado. Pudesse um aluno chegar à faculdade sabendo princípios básicos, sua vida acadêmica e não-acadêmica seria bastante facilitada.

Mas um assistente de pesquisa bom pode concentrar seu tempo – o dia não mudou, ainda são 24 horas… – com leituras de bons artigos (e aí a língua inglesa é vital) e, sendo um sujeito inteligente, pode automatizar boa parte das tarefas cotidianas, desde que tenha boa habilidade  na pesquisa de ferramentas em rede (em linguagem cotidiana: seja rápido e certeiro na pesquisa no Google).

Isto significa que um bom assistente de pesquisa, hoje, tem uma vida melhor, relativamente, ao que nós tivemos no passado. Ainda é muito trabalho, mas é muito mais bacana, acho eu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s