Momento R do Dia – A volta de Lady Gaga e a Wikipedia…agora exclusivamente em R!

A Econometria da Lady Gaga na Wikipedia é um arquivo em formato pdf gerado completamente no RStudio, por meio da linguagem R Markdown (*). Eu poderia ter salvado o arquivo em formato html, mas queria deixar o documento em um formato que muitos acham mais confortável.

Trata-se de uma nota de aula sobre séries de tempo que seria um complemento para uma aula teórica de Cointegração (pelo método simples, ou seja, de Engle-Granger) e com causalidade de Granger.

Por que eu fiz esta nota? Porque queria mostrar ao leitor que não é preciso usar nada além do próprio R para gerar relatórios de pesquisa, notas de aula, slides (sim, eu poderia ter gerado slides!) ou um documento de Word com toda a minha pesquisa. Em outras palavras, até um artigo poderia ser totalmente gerado dentro do R.

Digamos que você usou o Gretl ou o Stata para alguns itens. Não tem problema. Os resultados poderiam ser importados para dentro do R e utilizados no relatório. O mesmo vale para imagens ou vídeos.

Espero que curta o exercício. Ele é completamente auto-explicativo e facilmente reproduzível (bem, mais ou menos porque não delimitei a data final da amostra no meu comando e, na prática, o relatório pode ser replicado a cada dia com a amostra aumentando a cada dia adicional…) por qualquer um que saiba copiar e colar comandos do relatório (ou, para ser mais estudioso, copiar manualmente) na janela de comandos do R.

Não é um exercício completo como eu gostaria, mas é bastante ilustrativo. O leitor com um pouco mais de criatividade pode mudar o meu exemplo e fazer um breve artigo mais interessante. Aliás, acho que esta foi a idéia original do autor do pacote, eu diria, mais charmoso desta nota, o wikipediatrend.

Ah sim, antes que você pergunte, eu só escolhi a Lady Gaga porque ela é pop, vai chamar a atenção do leitor (suponho) e porque ela atuou em Machete Kills. (**)

(*) Minto apenas porque inseri números de páginas no arquivo posteriormente usando um editor de arquivos pdf. Fora isto, é tudo verdade!

(**) Caso você pesquise este blog, encontrará alguns Momentos R do Dia anteriores em que eu fazia este mesmo exercício.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s