A Lei Férrea da Estupidez Intelectual

This Bach is on fire!

Eis aí uma lei válida do marxismo (Lei de Claudio-Marx-Keynes-Schumpeter, copyright requerido): A lei da piora intelectual do marxismo moderno (nem Merquior iria me bater nesta!)

Explicando a minha lei científica (não é utópica!) tão sensacional que já é, instantaneamente, um clássico da literatura marxiana.

“O desenvolvimento das forças de produção gerará uma substituição da mão-de-obra por maquinário. A mão-de-obra, então, para não cair no ‘exército industrial de reserva’, escreverá críticas sociais para jornais ou se transformarão em tuiteiros e blogueiros.

A qualidade do pensamento intelectual marxista será muito pior ao longo do tempo, pois existe o retorno decrescente ricardiano no uso da massa de inteligência da sociedade (que, não se esqueçam, é alienada). Assim, os primeiros intelectuais pós-Marx serão até bonzinhos, mas, com o passar do tempo, a militância terá que ocupar o trabalho (e o intelecto) de pior qualidade e as análises piorarão ao longo do tempo”.

Pronto. Fiz minha contribuição ao marxismo contemporâneo. Vou mandar minha conta bancária para o envio de sanduíches de mortadela financiados com o fundo partidário, ok?

p.s. UPDATE: Corolário – Dada a revolucionária teoria do “centro-periferia”, a queda de qualidade acontecerá primeiramente em países da periferia. Prova (anedótica): abra seu jornal ou veja alguns blogs em língua portuguesa do Brasil.

Anúncios

2 respostas em “A Lei Férrea da Estupidez Intelectual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s