É um inferno este país, mas nem tudo tem piorado

Por exemplo, desde um pouco antes do Plano Real, há uma variável que vem em contínua queda e todos gostamos muito disto.

notallisbad

Sim, estamos falando de trabalho infantil. Aliás, este é um gráfico de um trabalho da professora Ana Kassouf. O tema do trabalho infantil é multifacetado: ninguém tem nada contra meninos venderem limonadas em barraquinhas (eu mesmo trabalhei por satisfação pessoal, quando criança, aos domingos, em uma banca de jornal, por um tempo) ou inovem criando aplicativos simples para celulares.

Mas existe uma discussão entre isto e trabalhos sistemáticos. Por exemplo: o que dizer de um menino cuja família recebe uma transferência do governo (via nossos impostos) para colocá-lo na escola, mas ele, ao sair da escola, fica no semáforo trabalhando? Para saber um pouco mais sobre isto, você pode ler este artigo.

Vejo muito estudante que se diz libertário reclamando do trabalho infantil regulamentado. Contudo, sempre a discussão é vaga, na melhor das hipóteses. Afinal, que dados estamos analisando? Qual a definição de trabalho que estamos adotando? O ponto de partida deveria ser a discussão dos custos e benefícios econômicos não apenas individuais, mas sociais do (tipo de) trabalho infantil discutido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s