O índice de “crony capitalism” da The Economist…

…agora está na Wikipedia. Só existe a amostra de 2014, mas você já pode trabalhar com os dados, se quiser. Note que a amostra é pequena e, portanto, não é possível ir muito longe nas conclusões. Vejamos um exemplo com uma das variáveis que fez sucesso aqui, semana passada: o gay happiness index.

ghi_crony

No caso, o que observamos é uma fraquíssima correlação negativa entre o bem-estar dos gays e o ranking do país no índice de capitalismo de compadrio (crony capitalism). Segundo o gráfico, quanto mais distante da origem está a medida de crony capitalism, mais embaixo no ranking desta varíavel o país está (o que, digamos, é “bom” para o país, supondo que a opção mutuamente excludente é um good capitalism).

Uma correlação negativa indicaria que um maior bem-estar dos gays ocorre em países com um capitalismo menos crony, embora não seja possível dizer nada sobre a causalidade destas variáveis. Mais ainda, esta correlação, como sabemos, pode ser falsa no sentido de que pode existir uma variável omitida (ou várias variáveis omitidas) importantes na explicação do fenômeno em questão.

Entretanto, eu diria que as teorias econômicas, em geral, dariam suporte para esta correlação. Afinal, um capitalismo mais livre significa que há menos discriminação de pessoas por critérios outros que não a eficiência econômica e não há qualquer motivo para alguém dizer que gays são menos eficientes (lembre-se de Alan Turing ou John M. Keynes, para citar apenas dois exemplos).

Bom, é isso. A inspiração não está lá muito alta hoje e fenômenos econômicos são por demais complexos para serem seriamente discutidos apenas em um pequeno texto como este. Mas fica a dica para você, (e)leitor(a): o índice de crony capitalism mereceria uma extensão. Um bom tema para um mestrado ou doutorado, claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s