Aborto na Wikipedia (mais um exercício de R com Wikipedia)

aborto

Há um tempo atrás eu coloquei aqui a série de tempo de Aborto no Google Trends. Claro, a pessoa pode procurar “Aborto” na Wikipedia ou no Google por conta de um trabalho escolar e, claro, também pode procurar porque pensa em fazer um aborto.

No caso da Wikipedia, o que é curioso é o período que vai de 2011 a 2012 (não exatamente nos dois anos completos, mas uma simples passada de olhos no gráfico acima é suficiente para você identificar o padrão anômalo ao qual me refiro).

Pensei em pegar os dias do calendário dos anos analisados em que temos feriados (parece que há algo assim aqui), mas acho que é demais para minha pobre alma. Fica para o leitor interessado (e, sim, será um prazer ver o resultado do trabalho…).

O gráfico acima foi obtido a partir do que aprendi aqui. Ah, sim, antes que você me pergunte, o processo acima não tem raiz unitária e um modelo bobo (sim, eu não me preocupei com nada além da brincadeira) que se ajustou aos dados foi um ARIMA(1, 0, 1), mas a previsão, obviamente, não foi lá aquelas coisas.

Entretanto, a gente começa a sonhar, não? Vai que eu pego um verbete mais interessante como “Honda_Civic“) e ajusto um modelo de previsão para a Wikipedia em língua portuguesa? Depois, comparo isto com as buscas no Google ou com sua frequência no Twitter e faço algumas análises.

Hum, é, realmente, Estatística e Econometria não servem para nada, como dizem alguns alunos. Só para dar dor de cabeça para as pessoas.

p.s. Agradeço meu monitor Victor pela conversa de hoje. Os dois últimos parágrafos foram inspirados em nossa breve troca de palavras sobre temas que, ah sim, não servem para nada.

Anúncios

Uma resposta em “Aborto na Wikipedia (mais um exercício de R com Wikipedia)

  1. Pingback: Momento R do Dia – Ainda o aborto na Wikipedia | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s