Contra a Emporiofobia: deixa o cara vender a caneta BIC ungida (e deixa eu vender as minhas…)

Veja como o mercado é uma instituição ótima. Primeiro, quem quiser comprar, compra (pense na mudança na composição da distribuição de renda brasileira).

Em segundo lugar, mercado também é informação e, ora, ora, ora, a informação foi disseminada e já tem gente aqui, no FB, divulgando dizendo que isto é picaretagem, o que prejudica a projeção de vendas de quem “ungiu” a caneta.

Isto tudo é mercado. Muitas gente acha que mercado é só a parte inicial deste texto, o primeiro parágrafo. Não. Mercado funcionando é tudo isto. Por isso eu sou contra restringir o direito das pessoas de fazer a propaganda de algo, seja ela positiva ou negativa.

A escolha, no final, é individual. Você acredita na unção e (veja bem: “e”) acha que o preço é compatível com sua disposição a pagar? Nada mais justo do que comprar. Ah, você não acredita e não acha que estejam vendendo algo honestamente? Não compre ou não compre e faça um “post” criticando.

Agora, seja qual for o caso, tudo isto só vai ter os efeitos que terá se o mercado funcionar. Restringí-lo, como querem alguns, pode, inclusive, aumentar a venda de carne de gato como carne de boi.

Na “meta-escolha” entre “mais ou menos mercado”, eu vejo um interesse claro a favor de menos mercado e ele vem de quem finge ungir canetas para depois vendê-las.

Mercados, tão xingados, tão pouco compreendidos…ou você aprendeu na escola que o mercado era um mecanismo fascinante? Aposto que te contaram que é um jogo de soma zero, onde um ganha tirando algo do outro, né?

A propósito, dado o bom humor da aluna Teresa, eis meu próprio anúncio para os abastados alunos da faculdade em que trabalho.

Untitled 174-002p.s. Agora tenho que tentar ler a tese do meu ex-aluno. Enviarei as canetas após o depósito em minha conta corrente. ^_^

p.s.2. Não seja chato: você comprou crucifixos, pé de coelho e deu três pulinhos antes de ler isto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s