A Microeconomia das cervejarias artesanais: a cervejaria cigana

Simples, simples, mas interessante. As mulheres que desenvolveram a Wasabiru (leia a matéria para detalhes) não tinham o capital físico, mas apenas o intelectual e a mão-de-obra. O que fizeram?

A Wasabiru foi desenvolvida sob o sistema de “cervejaria cigana”, ou seja, no caso de o cervejeiro ter a receita e a marca, mas não os meio de produção propriamente ditos. “Muitas das vezes, [os cervejeiros] operam com a capacidade ociosa de outras cervejarias para fazer o seu produto. No entanto, hoje já existem fábricas se especializando nesse mercado de produzir para outras marcas”, explica Maíra.

Fascinante? Nem tanto (se você é economista). Obviamente, o potencial da estratégia não se limita a cervejarias, como bem sabemos. Outros setores da economia também usam esta estratégia colaborativa (claro que se paga, colaborar não é sinônimo de ser escravo…). É sempre interessante, para mim, ver a famosa função de produção na prática.

Ah sim, o governo pode atrapalhar tudo isto e destruir a eficiência econômica, simplesmente criando custos para que esta transação ocorra (literalmente: custos de transação). Basta fazer o que sabe fazer de melhor no Brasil. Torcendo para que não ocorra esta desgraça (muito provável em tempos de ajuste fiscal), minha esperança mesmo é poder experimentar esta cerveja de sabor tão peculiar.

Mais uma coisa: ao visitar a página da cervejaria no livro de caras do Zuckerberg, descubro que a parceria delas diminuiu em uma sócia. Quando fabricava cerveja artesanal, tive o mesmo problema: meu sócio quis se aventurar comercialmente (ainda não o fez) e, então, eu tive que parar porque cerveja, para mim, era um hobby. De vez em quando ele me envia amostras do produto e, devo dizer, tem melhorado um bocado.

Agora, já que estou falando de cervejas, que tal a Adão Smith Beer?

p.s. Um dia destes eu coloco aqui fotos dos rótulos de cerveja que inventei na época.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s