Uncategorized

Medianas…a política monetária endogenamente encrencada

medianas medianas2

Taí um bom exercício para uma prova de Estatística: dizer o que acontece com a mediana das expectativas ao longo do período analisado.

Não, este não é um bom exercício para a prova, mas para aprender a verificar a utilidade de se usar a mediana, na prática. Por exemplo, não deixa de ser interessante verificar que o mercado não está muito otimista com relação ao IPCA.

Neste momento, parece que o mercado espera uma queda da inflação para 2016 e como a Selic esperada está alta, a leitura poderia ser: “esperamos que Levy terá sucesso e a política monetária não será frouxa, fazendo seu papel de buscar controlar a inflação. Infelizmente, para nós, que esperávamos uma Selic de 11% em 2015, lá em 2014, para diminuir a inflação, o estrago da inflação que o governo anterior nos legou exige uma Selic de 12.5%”.

Não é para comemorar, né?

Nota

Claro, vale a pena pensar um pouco nestes dados. Veja a próxima figura, que ilustra o caso da Selic.

medianas3Percebe-se que, a cada dia, o sujeito pesquisado entra com 14 observações (tanto sobre o próprio mês como, também, para os próximos 13 meses). Na medida em que se aproxima do meio do mês, as observações já passam a considerar o mês seguinte como ponto inicial. Além disso, as expectativas informadas vão sendo deslocadas para frente. Por exemplo, em 30/Jan/2015, elas cobrem o período de Março/2015 a Agosto/2016.

O que o Banco Central faz é coletar expectativas de vários agentes financeiros (uma amostra) e cada célula desta planilha, na verdade, é a mediana destas observações (você tem a opção de obter a média, o desvio-padrão e mais algumas outras estatísticas, eu pedi a mediana).

Para mais séries no Banco Central, comece aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s