Uncategorized

A emporiofobia…e a insensibilidade

Os maiores amigos improváveis dos emporiofóbicos são os que param no tal axioma da não-agressão e saem por aí fazendo festa sobre o liberalismo. Em resumo, este é o ponto deste pequeno texto de Robert e Elizabeth Higgs.

Muitas boas idéias são abortadas pelo radicalismo de alguns falsos Joões Galts. Por que? Simples: porque como já disseram outros liberais (o grande Thomas Sowell, por exemplo), intelectuais gostam de possuir o monopólio das paixões públicas.

Muito libertário lê Sowell e se acha livre desta característica, desta vaidade mesquinha. Pensa que apenas autores marxistas (ou de esquerda em geral) são assim. Nada disto. Idéias liberais não nos tornam santos, apenas mais esclarecidos sobre os efeitos dos incentivos sobre as ações humanas e um simples incentivo é a criação de barreiras à entrada para evitar a competição pela sua platéia.

Tenho, de tempos em tempos, dito aqui que temos que combater a emporiofobia pelo bem de nossos filhos. Afinal, instituições que gerem prosperidade para todos não existirão em uma sociedade emporiofóbica. Mas não podemos parar nesta bela frase. Devemos nos perguntar sobre que valores são os mais úteis para a construção e manutenção de uma sociedade assim. Sei que não vamos defender a escravidão ou a repressão promovida por fanáticos do Boko Haram. Mas vamos aturar discursos desqualificadores vindos de gente que pensa ser liberal?

Eu sei. O texto dos dois Higgs é muito curtinho, muito pequeno e não é tão profundo assim. Mas eu lembro aos leitores deste blog que a compaixão ou o amor ao próximo não são incompatíveis com o liberalismo. Aliás, muita gente, maldosamente, cria uma falsa dicotomia entre estes conceitos e o que mais me preocupa é que muitos destes estão entre os que se dizem liberais. Será que são parte de uma grande família liberal ou apenas não-liberais sob pele de liberais?

A questão fica para a reflexão. Mas fico feliz em ver o texto dos dois Higgs. Um pequeno, mas importante texto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s