Uncategorized

Índice de Liberdade Econômica Estadual (EUA)

Eis a nova edição aqui. Há, sim, uma anterior, mas acho que era feita por outra ONG. Aí você me pergunta: por que não temos este índice no Brasil? É culpa da presidente? Não. É culpa dos empreiteiros e banqueiros e da Petrobrás? Talvez, já que ao invés de financiar um projeto como este saía mais barato comprar uns “trabalhadores” do partido dos supostos trabalhadores.

É culpa dos economistas? Bem, os que acreditam que econometria ou estatística podem ser úteis podem até ter tido a idéia, mas não vi. Claro, a turminha da panfletagem, que diz que econometria deve ser tratada como lixo e seus usuários deveriam ser imolados no altar (ou que “medir a liberdade econômica é uma mera questão acadêmica”) carregam parte da culpa por criarem uma cultura obscurantista quanto à econometria.

Mas a gente precisa de um indicador como este? Olha, eu tenhoa sempre várias restrições a indicadores assim, mas entre ter algum indicador e não ter nenhum, eu prefiro ter algum. Sou destes que acredita que alguma medida ainda é o começo de uma discussão menos fanática, menos non-sense.

A discussão sobre se existe algum impacto institucional começa aí. Olhe uma pergunta simples: qual o impacto de se investir tanto em movimentos liberais se a liberdade econômica não muda? Bem, não sabemos se muda porque…não temos o índice. Isso atrapalha a decisão dos gestores que desejam investir em organizações liberais porque eles não enxergam claramente o retorno e arcam com os custos.

Ou você poderia se preocupar com o crescimento econômico regional controlando pela liberdade econômica. Este seria um outro trabalho interessante. Enfim, possibilidades existem, várias. Quem sabe um dia, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s