Uncategorized

A econometria de Madoff (um bom exemplo para livro-texto)

20141125_191700

Uma das coisas legais de se ver em um livro de Econometria é um exemplo que chama a atenção. Ok, não precisa ser um dos polêmicos exemplos do Levitt com crime, aborto, macacos e drogas.

Pode ser um, por exemplo, com dados fraudulentos de Madoff. O livro do Verbeek – que é um livro que deveria ser traduzido – tem este ótimo exemplo. Aliás, o autor e outro co-autor parecem gostar do tema como se percebe neste trabalho preliminar.

Além do óbvio exemplo de Finanças, há também o fato de que, nesta quarta edição, o leitor encontra uma variedade de tópicos modernos muito boa e em linguagem de fácil acesso (refiro-me aos estudantes de graduação).

Uma das melhores coisas que me aconteceram foi a de me demandarem, nos últimos tempos, mais ações na econometria aplicada na graduação. Em resposta a estes incentivos, juntamente com meu interesse natural em tópicos de pesquisa empírica, tenho comprado novos livros e tentado me atualizar, na medida do possível, na literatura existente.

De certa forma, percebe-se que a Econometria e a Estatística, em geral, avançaram muito por conta do advento das gigantescas bases de dados a baixo custo (thanks, internet!) nos últimos tempos. Fica até difícil escolher o que estudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s