Uncategorized

Economia Comportamental: o encontro na USP (brevíssimas notas)

20141111_130541Há muito o que falar. Mas, antes, vou deixar aqui algumas das dicas que consegui, sem muita habilidade, pegar das apresentações da tarde. Primeiro, este vídeo sobre incentivos e uso da água (algo que o nosso governo poderia usar, se fosse eficiente…na verdade, é irônico que uma carta com “nossos governos vizinhos estão fazendo melhor do que você” escrito nela não nos levaria a um lugar melhor, mas…).

Outra dica são estes blogs: o da CVM, sobre economia comportamental, e o do pessoal do encontro. Este portal já deve ser conhecido de alguns e, claro, a história do Katona é uma curiosidade “arqueológica” única.

A idéia de vender o peixe como Ciências Comportamentais, discutida, parece-me legal. Não pude ficar até o fim do encontro, para o momento do debate, ou perderia meu vôo, mas imagino que esta tenha sido uma das idéias mais interessantes do encontro, para livrar as pessoas dos preconceitos e afins.

Outro ponto legal é ouvir que lá, na Psicologia, o pessoal não tem preconceito ou problema com a racionalidade. Há quem ache que as pessoas agem irracionalmente, mas não é a leviandade que ouço da boca de gente que critica sem ler. Claro, ainda há muito o que ser feito antes de sair por aí dizendo que pessoas são estúpidas.

Ah sim, a idéia de que elasticidade-preço da demanda e a própria demanda são mais do que conceitos exclusivos da humanidade é algo que sempre achei interessante e, claro, aparece em experimentos com animais (sim, isso mesmo). Bom, eu nunca vi dialética marxista entre formigas, mas lei de demanda…(fascinante, não?).

Pela manhã, alguns painéis foram apresentados e eis um resumo visual.

20141111_123810 20141111_123754 20141111_123744 20141111_123736Pois é. Muita coisa, não? Espero que o pessoal do encontro publique algo lá no blog (vídeos, fotos ou mesmo transparências apresentadas, quando possível) porque, quem já conhece um pouco, vai adorar.

 

Um comentário em “Economia Comportamental: o encontro na USP (brevíssimas notas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s