Uncategorized

Quer entender, de verdade, o que é a “independência/autonomia” do Banco Central?

Tem gente fazendo propaganda na TV buscando espalhar medo e desinformação. O tema? Banco Central.

Eu poderia ficar calado e não falar nada. Mas, infelizmente, é uma área que entendo. Estudei muito mais tempo que qualquer um dos candidatos à presidência na área de Economia para dizer que há muita mentira e besteira sendo dita. Ponto.

Então vamos fazer assim: ouça o Alexandre e depois, se tiver dúvidas, posso indicar referências bibliográficas para você se aprofundar nos estudos.

Anúncios

4 comentários em “Quer entender, de verdade, o que é a “independência/autonomia” do Banco Central?

  1. Boa tarde.
    Sou um leitor desconhecido (não mais) que resolveu aparecer para conseguir sua lista de referências a respeito deste tema. Muito obrigado por este blog, já que não sou ligado a nenhuma instituição e são raras as chances de se obter bons conselhos acadêmicos vagando “sozinho” pela internet.
    Parabéns pelo blog.
    Mauricio

    1. Caro Mauricio,

      Talvez você queira ler isto: http://economistax.blogspot.com.br/2014/09/o-banco-central-independente-vai-puxar.html . Claro que eu acho que o principal é ler. Eu leria os dois volumes da MIT Press sobre política monetária dos anos 90, editados por Torsten Persson e Guido Tabelini (Monetary and Fiscal Policy, vol 1 e 2).

      Um ponto contra a independência, salvo engano, é um artigo antigo do Milton Friedman (pois é), mas este eu não me lembro nem do ano/nome.

      Obrigado pelo elogio.

  2. Obrigado pela resposta!
    Sua recomendação já está no “cart” da minha conta no amazon.
    Infelizmente, ontem, acabei de realizar a compra possível do mês de setembro (maldita restrição orçamentária): “Introduction to Dynamic Macroeconomic Theory: An Overlapping Generations Approach” para completar o par com “The ABCs of RBC”, muito didático esse argentino…
    Enquanto o mês de outubro não chega, continuo degustando os livros dos professores Carlin/Soskice (o de 2006 e o maravilhoso de 1990). O capítulo 5 da edição mais nova é uma ótima introdução ao tema de política monetária, uma pena que esta referência não seja tão conhecida.

    -Se não me engano o nome do texto do Friedman é “Should There Be an Independent Monetary Authority?” de um livro editado pela Harvard University Press em 1962.
    -Com relação ao blog dos professoras da USP, o Adriano Teixeira do “Prosa Econômica” já tinha colocado o mesmo gráfico e inclusive o link para o artigo do Alesina, ainda não li…

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s