Uncategorized

Escrevendo para você mesmo

20140805_182245

 

Escrever uma monografia, dissertação ou tese é um trabalho extremamente difícil porque, não sei se já disse aqui, você escreve, em primeiro lugar, para você mesmo. A quantidade de alunos(as) que tenta vender ao professor a história de que ele sabia a matéria, que a escreveu na prova (ou no trabalho) ou que entende do assunto porque, sei lá, ele assim o pensa é inversamente proporcional à maturidade da escrita.

Isto é fácil de entender se você faz um exercício simples, mas com acompanhamento de profissionais de boa qualidade: escrever. Digo, fazer um resumo para você mesmo, ler em voz alta e ter a humildade de tentar se colocar no lugar do ouvinte é um exercício muito diferente do que alegam alguns alunos que se acham sábios, mas não conseguem escrever quatro parágrafos que façam sentido.

O analfabetismo funcional está no ensino superior e, infelizmente, a hora da verdade pode muito bem ser a hora da monografia. Aí o bicho pega e o orgulho do aluno(a) cai por terra. Cai com razão, claro, mas cai.

Para evitar uma queda tão cruel, eis meu conselho: leia o livro do Duílio e da Brena (foto acima) com a atenção que você nunca dedicou aos seus estudos antes. Depois, leia de novo, tentando entender e sem se deixar contaminar por sua raiva. Em seguida, leia e faça um resumo como um ser humano decente: humilde e batalhador.

Vai doer um bocado, mas vai valer a pena. Todos nós, em algum dia de nossas vidas, já passamos pela provação de aprender a redigir textos sob a avaliação de algum professor de português. Mas uma monografia vai além disso. Sim, você tem que saber escrever de maneira decente, mas o pior é que a monografia não é um concurso para a Academia Brasileira de Letras.

A dica é que a leitura – bons romances, contos, livros de divulgação científica – e um bom treino em matemática ajudam tanto no aperfeiçoamento da escrita quanto no desenvolvimento de novas sinapses que, não tenha dúvida, vão ajudar a transformar seu texto em algo razoável, bom ou excelente.

O caminho é longo, mas ele não precisa tomar tanto tempo se você começar já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s