Tema sempre polêmico. Como cientista, não vi evidências definitivas contra ou a favor da tese. Como cidadão, em princípio, acho que – qualificando vários trechos da fala do sr. Bene – mais armas, menos crimes. Qualifico, principalmente, porque não creio que “estudos científicos” possam “comprovar” coisa alguma. Há também a questão polêmica envolvendo John Lott Jr. que não se pode desprezar (o problema da base de dados, etc).
Sobre a questão ideológica, não custa lembrar que há variáveis reais que ajudam a explicar o posicionamento das pessoas no que diz respeito à liberação do porte de armas. Eu, Salvato, Fabio e Ari, há alguns anos, fizemos um estudo sobre isto (aqui está). O próprio Ari tem um outro artigo, analisando aquela história do Levitt, sobre aborto e crimes.
Aliás, para falarmos de teste de hipóteses precisamos, primeiramente, trabalhar com uma amostra que seja compatível com a população que se deseja estudar: a brasileira (mas é legítimo fazer comparações internacionais, desde que se entenda os limites e o alcance da análise). Em segundo lugar, é preciso verificar custos e benefícios do porte de armas, não apenas custos ou benefícios, o que é sempre um problema na maioria dos estudos que já vi.
O debate é muito importante e válido, dado o nível de violência que, anedoticamente, vemos por aí (e também nos dados, quando eles estão disponíveis).
Um comentário em “Mais armas, menos crimes?”