Uncategorized

Mais armas, menos crimes?

Tema sempre polêmico. Como cientista, não vi evidências definitivas contra ou a favor da tese. Como cidadão, em princípio, acho que – qualificando vários trechos da fala do sr. Bene – mais armas, menos crimes. Qualifico, principalmente, porque não creio que “estudos científicos” possam “comprovar” coisa alguma. Há também a questão polêmica envolvendo John Lott Jr. que não se pode desprezar (o problema da base de dados, etc).

Sobre a questão ideológica, não custa lembrar que há variáveis reais que ajudam a explicar o posicionamento das pessoas no que diz respeito à liberação do porte de armas. Eu, Salvato, Fabio e Ari, há alguns anos, fizemos um estudo sobre isto (aqui está). O próprio Ari tem um outro artigo, analisando aquela história do Levitt, sobre aborto e crimes.

Aliás, para falarmos de teste de hipóteses precisamos, primeiramente, trabalhar com uma amostra que seja compatível com a população que se deseja estudar: a brasileira (mas é legítimo fazer comparações internacionais, desde que se entenda os limites e o alcance da análise). Em segundo lugar, é preciso verificar custos e benefícios do porte de armas, não apenas custos ou benefícios, o que é sempre um problema na maioria dos estudos que já vi.

O debate é muito importante e válido, dado o nível de violência que, anedoticamente, vemos por aí (e também nos dados, quando eles estão disponíveis).

Um comentário em “Mais armas, menos crimes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s