Uncategorized

O valor da vida humana para Stalin e uma breve digressão sobre novilínguas…

Ele [Stalin] desenvolveu uma piada em série para um de seus comissãrios, Vladimir Nosenko, responsável pela construção naval. Começou pouco antes da Segunda Guerra Mundial, quando, ao passar por ele num corredor, Stalin exclamou: “Camarada Nosenko, por que você ainda não foi preso?” De acordo com seus colegas, Nosenko passou muitas noites sem dormir, esperando que batessem à sua porta. Pelos próximos anos, sempre que Stalin encontrava Nosenko, ele brincaria: “Eu pensei que tinha mandado fuzilar você.” (Lewis, B. Foi-se o Martelo, Ed. Record, 2014, p.77)

Eu sei, não ganho um trocado para fazer esta propaganda gratuita do livro do Lewis. A editora Record não me paga nada. Mas o livro é tão bom que eu tenho que citar alguns trechos. Este, por exemplo, é uma perfeita demonstração de que o humor é democrático: ele pertence a opressores e a oprimidos tanto quanto aos famosos pelegos como o pobre Nosenko. Bom, neste caso, Nosenko não é tanto o mais bem-humorado, mas há um grau de selvageria na condição humana quando você se acostuma com piadas assim ao longo dos anos.

É como ir a um país no qual há tiroteio em um pedaço da cidade e você diz que um sujeito está com problemas porque não se acostumou com os tiros. Que tipo de civilização é esta na qual você é que tem problemas porque o normal é o massacre de pessoas?

Mas há algo de engraçado nesta piada de Stalin. Eu conheço alguns CEO’s de empresas que fazem exatamente este tipo de piadas com seus subordinados. A diferença com Stalin é que, numa economia de mercado, o próprio CEO pode ser demitido. Numa sociedade soviética, claro, esta possibilidade quase não existe e a demissão, em geral, é acompanhada de execução…tal e qual em uma favela brasileira que alguns sociólogos insistem em chamar de comunidades já que não conseguiram resolver os problemas sociais da favela (e preferem jogar a culpa nos economistas, que sempre defenderam soluções até simples para salvar as pessoas da pobreza).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s