Uncategorized

Rent-Seeking no Humor

Quando se levantou da poltrona no enorme salão e andou em direção ao pódio, Kol’tsov foi defender o valor da sátira, não porque acreditava na liberdade de imprensa, mas porque esse gênero literárioa era a fonte de seu poder político. (Ben Lewis, Foi-se o Martelo, p.66)

Muitas vezes é difícil visualizar o que acontece na realidade – e certamente a vulgata marxista não ajuda – pois ela é, sim, muito complexa. Eu diria que uma combinação de Hayek com Olson seria mais adequada para entender este pequeno – mas importante – trecho acerca da defesa da sátira na sociedade soviética.

A sátira pode muito bem ser pensada como algo perigoso. Assim se manifestou Vladimir Blium:

Zombar do Estado proletário pelo uso de velhos recursos satíricos e assim abalar suas fundações, rir dos primeiros passos – mesmo que incertos e desajeitados – da nova sociedade soviética é no mínimo imprudente e equivocado. (mesma referência anterior)

Reparou no aviso? Há um marco civil aí, gente! Não se pode fazer biografia não-autorizada paródia em um estado governado por trabalhadores proletários. Não é prudente. Pode levar seu autor a horas de interrogatórios em delegacias.

Em uma sociedade de partido único, discurso único, controle social da mídia, da escola, da família, do mercado, da saúde, do céu, do mar e da alma (1984…), meu caro, tal e qual na sociedade brasileira e afins, existem interesses e rent-seeking. A diferença é que, em sociedades chavistas, bolcheviques e afins, com o controle do pensamento em níveis absurdos, qualquer coisa vira motivo de luta por grupos de interesses. Assim, o malandro do Kol’tsov pôde lutar pelo seu direito de fazer sátira. É quase como estar em um livro de Kafka…

“Sátira faz bem também, amigo. Ainda mais em uma sociedade comunista, na qual o pão não está na prateleira. Nem mesmo aquele que o diabo do governo amassou”.

Um comentário em “Rent-Seeking no Humor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s