Bons tempos (algo off-topic)

2014-05-25 21.27.51

 

Pois é. Houve um tempo em que o bairro da Liberdade, em São Paulo, foi um centro de cultura cosmopolita. Digo, ele ainda o é, mas não há nada mais interessante do que o imaginário da minha juventude.

Em minhas memórias, aqueles eram os anos de muito dinamismo. Obviamente, a tecnologia melhorou de lá para cá. Não há como comparar a qualidade das gravações musicais de hoje, por exemplo, ainda que lá impere um comércio, digamos, bem mais informal do que o dos anos 80 (e olha que nossa economia era menos globalizada).

Alguém precisava fazer uma tese sobre a economia daquele bairro. Falar sobre a demografia dos imigrantes, as experiências de indústrias fonográficas de pequeno porte com músicas pouco conhecidas do nosso povo, as importações de fitas K-7, etc. Caso alguém tenha alguma referência, eu agradeço (comentários, por favor).

Caso bem feita, acredito, daria uma ótima tese sobre um pedaço importante de São Paulo. Já falei aqui (já?) do outro livro interessante, sobre os cinemas da Liberdade, que lançaram há algum tempo (caso eu não tenha falado, depois eu falo). Pois é. Bateu um saudosismo. Minha esposa sempre me olha feio quando eu paquero (calma!) aqueles aparelhos que reproduzem discos de vinil e fitas cassete (K-7). Mas tem algo naquilo que me atrai. Devem ser os feromônios da indústria fonográfica…

Esta garotada que acha que tudo é Pikachu ou J-Pop não sabe o que perde ao não ouvir um bom Enka (演歌). Aquilo sim era (e é!) música! Eu até era um sujeito pluralista: se entendia pouco de japonês, nada de coreano ou chinês.

Mesmo assim, como o leitor pode perceber na foto acima (pode?), eu comprava músicas dos três grandes países do sudeste da ásia. Veja por exemplo a capa da fita com o Cho Yong Pil, o coreano com um copo de whiskey na mão: com uma capa desta, não pode ser ruim! O Thomas Kang é quem deve saber disto (da música, não do whiskey).

Por que será que eu insisto nesta grafia britânica se prefiro Jack Daniel’s? Não sei. Deve ser meu DNA azul, oculto entre uma hemoglobina ou outra. Ah, bons tempos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s