Uncategorized

A velocidade de circulação da moeda

2014-05-18 17.18.27

Especificamente, desta moeda aí em cima, eu acho que a velocidade não foi tão rápida assim. Ceteris paribus minha distração usual, foi a primeira vez que a moeda de R$ 1.00 comemorativa dos 40 anos de fundação do Banco Central chegou até a minha humilde (e distraída) pessoa.

Como nossa maltratada Autoridade Monetária (A.M.) foi fundada em 1965 (pelo menos esta A.M., não falo da SUMOC e afins) e a moeda foi emitida em 23 de setembro de 2005, presumo que esta moedinha passeou um bocado por aí. A tiragem foi de 40 milhões de moedas (em 2005) para uma população que vinha de algo em torno dos 166 milhões em 2000 e se encontrava por volta dos 190 milhões em 2010. Uma estimativa que vi foi a de que, em 2005, o Brasil tinha algo em torno de 180 milhões de habitantes.

Ou seja, no ano da emissão, foram 40/180 = 0.22 moedas por habitantes. Aí ela circulou, circulou, circulou…e veio parar em minhas mãos só agora. Com tantas transações intermediárias…sabem de uma coisa? Vai ver eu fui distraído e deixei passar esta moeda há alguns anos. ^_^

Um comentário em “A velocidade de circulação da moeda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s