Uncategorized

Por que existem tantos livros propondo diferentes dietas “saudáveis”?

Diet trials are particularly troublesome, because it’s impossible to conduct them with placebos or a double-blind.

Preciso dizer mais? Sim, é o livro do Taubes, Good calories, bad calories. Repare: só interessa a quem deseja vender gato por lebre a idéia de que não se pode distinguir gatos de lebres por meio de algum teste empírico (como olhar para eles, o que é um teste simples e…empírico). É, você adivinhou: menos possibilidade de se testar uma hipótese, mais livros à venda.

Claro, há quem não entenda muito de Ciência ou da discussão de testes estatísticos, sempre passível de ser enganada por charlatães. Mas o fato é que se nada pode ser testado, qualquer um pode propor qualquer coisa. É o caso das dietas. Quantas dietas saudáveis apareceram nas revistas femininas – e nas masculinas, a cada dia que passa mais parecidas com as femininas… – nos últimos meses?

Uma receita interessante

Quer fazer um exercício interessante? Eis a receita: você precisa de vários livros de econometria publicados desde os anos 70. Se você é como eu, você tem uma pequena amostra de livros comprados aos longos dos anos. Complete-a com alguns exemplares mais antigos. Abra um editor de planilhas. Para cada livro, crie uma coluna. Para cada item do índice, uma linha. Faça uma análise completa e veja como o índice dos livros de econometria mudaram ao longo dos anos. Livro mais recentes – como aquele do Stock & Watson (cuja tradução ficou ruim, infelizmente) – você verá os termos quase-experimentosefeito placebo aparecerem. É muito recente ainda, mas os livros já estão incorporando estas técnicas. Afinal, não é nosso dever ajudar os aprendizes a se livrarem dos charlatães?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s