Uncategorized

Nem sempre a tecnologia te dá o que você pensa que ela vai te dar…

As the great theorist of technology Marshall McLuhan put it in Understanding Media, “It was the telephone, paradoxically, that sped the commercial adoption of the typewriter. The phrase ‘Send me a memo on that,’ repeated into millions of phones daily, helped to create the huge expansion of the typist function.

Ok, acho que o título deste post poderia ter sido menor e mais bem elaborado. Mas é exatamente isto que eu sinto ao ler um trecho como o reproduzido acima. Ah sim, uma meta-piada é que se existe algo horroroso no Kindle, digo, no aplicativo do Kindle, é a possibilidade de se compartilhar trechos anotados e/ou grifados.

Por exemplo, não consigo citar corretamente, com a página e tudo o mais (parece que usuários de Mac não têm este problema). Pode ser que eu seja ignorante no uso do aplicativo (acho que sou mesmo), mas tenho a impressão de que não estou tão errado assim.

McLuhan e os ciclos reais de negócios

Agora, veja como é o processo de inovação, na visão do McLuhan: a tecnologia em um setor não necessariamente tem os mesmos efeitos em outros setores e é por isto que não é tão simples quantificar seus efeitos, na prática. Claro que não vou também virar um destes luditas intelectuais que querem destruir a análise estatística de dados porque a acham imperfeita. Vou até dizer mais: a frase do McLuhan é perfeitamente compatível com a idéia de ciclos reais, com choques de tecnologia sendo positivos e negativos no agregado.

Aliás, este é o melhor exemplo que eu já vi para quando alguém perguntar sobre como é possível haver choques de tecnologia negativos. Vou passar a dizer: “olha, meu caro, lá na sociologia tem um cara, tal de McLuhan, que mostrou exemplos de efeitos mistos da tecnologia, no agregado. Quem sou eu para garantir que o efeito só pode ser positivo”?

Choque de produtividade no seu humor

Ironicamente (?), aquele pessoal crítico da economia que se junta lá na tribo dos sociólogos não percebe, mas eles têm bastante afinidade com a nossa aldeia de economistas adeptos da teoria dos ciclos reais. Não é uma delícia perceber isto?

vtbs12
“Garotos, qual de vocês vai me enviar o relatório impresso para a reunião do diretor?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s