Uncategorized

China e EUA: o meu PIB é maior que o seu (e isto não faz a menor diferença, faz?)

Como diz o Leo:

Não faz sentido comemorar ter ultrapassado um país, ou lamentar ter ficado para trás. Em geral, salvo por considerações patrióticas ou ambientais, quanto mais rico o mundo, melhor para todos. Mais ainda, o fato de outros países terem taxas de crescimento maiores da produtividade ou da renda per capita tem pouquíssimo efeito sobre o nosso bem-estar.

Note como a Economia é algo muito menos “frio” e “egoísta” do que nos vendem os falsários de sempre. A The Economist causou furor entre os economistas com esta matéria sobre o crescimento da economia chinesa. Por outro lado, o Leo chama a atenção para o problema de se medir o PIB chinês. Trata-se de uma estatística famosa por ter problemas de mensuração. Isto não impede que se divulguem aí bases de dados as mais diversas com o PIB da China (veja a variedade no Quandl, por exemplo).

O problema, contudo, prossegue. Ter dados confiáveis da China comunista, como todo país socialista, é a coisa mais difícil do mundo. Eu realmente gostaria de ver estimativas mais confiáveis do PIB chinês…

vtbs13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s