Uncategorized

Convergir ou não convergir…eis a questão!

20140404_151731
“Belas são as coisas que vemos Mais belas, as que entendemos Muito mais belas, as que não compreendemos”. (Nielsen Steensen (Steno), 1638-1686 – citado em: Barrow, J.D. “A origem do universo”, Rocco, 1995)

É, ponto de sela não é mole não. De vez em quando eu me pego relendo antigos cadernos e anotações dos tempos do mestrado ou do doutorado. Geralmente isto acontece quando estou cansado ou passo por algum choque estocástico negativo.

Os bons tempos…

Os tempos do IPE-USP foram tempos de muita emoção. Por mais que se conte aos mais novos, ninguém nunca percebe exatamente a extensão do choque entre a passagem da graduação para o mestrado. Gerações e gerações de ex-alunos meus repetem o mesmo rito: acham que é exagero, que certamente farão melhor porque já sabem que é difícil e, no final, escrevem-me dizendo que eu tinha razão. Não é estranho ao leitor que está em um mestrado esta sensação. Bons mestrados são locais em que o sujeito estuda para não ficar para trás.

Na época do PPGE-UFRGS, no doutorado, o choque foi um pouco menor, mas a carga de leituras nunca mais diminuiu. É bem verdade que a biblioteca era muito menor do que a inesquecível USP, mas já era uma época em que você encontrava muita coisa na Internet. Também não foram tempos fáceis.

Convergir ou não convergir…esta é uma das questões!

A outra é se existe algum local para onde convergir. Afinal, existe equilíbrio? Caso ele exista, é único? É estável? A sequência de perguntas vira piada depois de um tempo. Quando surgem as expectativas racionais, aí pronto, é ponto de sela para todo lado. O sujeito se sente o próprio John Wayne, cavalgando sobre diferentes selas em uma corda bamba cercada de erros aleatórios por todos os lados.

Será que tudo isto valeu a pena? Não sei. Mas sei que isto aqui é bonito.

fractals

O código está aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s