Uncategorized

A pesquisa do IPEA, de fato, e o que os repórteres andam divulgando…

Excelente video do Sachsida explicando o porquê de a pesquisa do IPEA não ser suficiente para se dizer o que se está dizendo por aí sobre a sociedade brasileira.

A mulher pode andar mulambenta, como uma dançarina de cabaré ou como freira e ninguém pode praticar violência contra ela por conta das roupas. Entretanto, a pesquisa do IPEA não mostra que a sociedade brasileira pensa de forma diferente.

Antes de fazer seu protesto, entenda a metodologia da pesquisa.

O que eu sempre digo aqui?

Digo sempre que as pessoas precisam investir parte de seu tempo para aprender o básico de Estatística antes de saírem por aí fazendo marchas contra isto ou aquilo.

Concordo que o IPEA poderia ter sido mais enfático nas limitações da pesquisa. Também concordo que o tempo é escasso e que, portanto, jornalistas poderiam ter feito um trabalho menos superficial – já que recebem para isto – no trato da pesquisa.

Então, não, a pesquisa do IPEA não ajudou em nada para diminuir a violência contra as mulheres. Não adianta dizer que “já ajudou porque fez barulho”. É a velha mania do brasileiro de desprezar as estatísticas (é a mesma galera que diz que “economistas são frios como dados estatísticos” e que o que importa é “o amor, o calor humano”, como se a estatística fosse algo desprezível). Estamos perdendo tempo e dinheiro com discussões que não fazem sentido.

Então?

Então, primeiro, para combater a violência, precisamos entender um pouco de Estatística (com “E” maiúsculo). Não basta querer transformar o mundo se você não o entende. Pode piorar, inclusive, se você o entende de forma incorreta.

Portanto, leitores e leitoras, antes de se deixar levar pelo discurso, analise-o.

Anúncios

2 comentários em “A pesquisa do IPEA, de fato, e o que os repórteres andam divulgando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s