Uncategorized

Wikipedia: viesada politicamente?

Para mim – e para vários cientistas sociais que conversam comigo informalmente – há um viés na Wikipedia brasileira (ok, não se ofendam: em língua portuguesa). O comitê gestor busca minimizar o viés? Não faço idéia. Quero crer que sim.

Mas mesmo a Wikipedia em língua inglesa, infinitamente melhor e mais completa (alunos que usam a Wikipedia em língua portuguesa não conseguem obter um desempenho tão bom quanto os que usam a versão em inglês e não é a a língua estrangeira a dificuldade, mas sim o conteúdo incompleto e viesado) tem viés.

A diferença é que lá, nos EUA, alguém quer discutir isto. Já aqui o silêncio é tão grande que incomoda. Sem falar nos protestos infantis do tipo “quem me critica é fascista da direita” (como se “fascista” fosse alguém pior do que, digamos, um “socialista”, o que não bate com as evidências históricas, por exemplo, de democídio).

Eu me lembro de ter falado deste artigo aqui, há meses. Minha esperança é que exista vida inteligente lá nas “Sociais”. Inteligente para entender o problema e inteligente para estudar o problema. Bom, conheço um jornalista que está no MIT que faz inveja a muitos supostos economistas brasileiros. Não sei se ele vai tratar do tema, mas seria a pessoa que eu indicaria para uma pesquisa como esta, né, Renato?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s