Uncategorized

Comer fora de casa aqui e no Japão faz toda a diferença…(Momento R do Dia com Sushi – UPDATED)

Meu ex-aluno Igor quer visitar o Japão. Ele sempre me pergunta algumas dicas de viagem. Bem, eis uma: comer fora no Japão é bem mais barato do que no Brasil. Preços do jantar fora de casa variam menos no Japão do que no Brasil.

Usei os dados do IBGE e do portal e-Stat japonês para obter exatamente o mesmo tópico: alimentação fora de casa. Calculei as variações percentuais e eis o gráfico abaixo (clique na imagem para ampliá-la).

japan_br_fora

Peguei um período menor porque o IBGE mudou a metodologia do IPCA e iria dar muito trabalho fazer o que sempre faço para obter uma série mais longa. Mas acho que os gráficos acima ilustram meu ponto.

Igor, meu caro, prepare-se para uma bela viagem. Afinal, na pior das hipóteses, o governo quer uma meta de 2% de inflação (e sob controle), o que é bem diferente do caos brasileiro obtido por anos e anos de oportunidades perdidas, erros e alguma arrogância por parte de alguns ministros…

Ah sim, os comandos.

comer_fora_de_casa<-read.table(file="clipboard",sep="\t",header=TRUE)
head(comer_fora_de_casa)
show(comer_fora_de_casa)
head(japao)

library(ggplot2)

em<-melt(comer_fora_de_casa, id="month")
em
qplot(month, value, data=em, geom="line",group="variable" )+facet_grid(variable~., scale="free_y")

Espero que tenha gostado, Igor. A propósito…

「これはおいしいね、イゴルさん!」

p.s. extenso

Um leitor comentou sobre a paridade do poder de compra. Obviamente, se quero comparar o custo do jantar em diferentes países, o que é um problema diferente do que tenho aqui (e já citamos o BigMac aqui, não?), ok.

Para que não haja confusão, o fato é que o Igor vai andar no Japão com Yens no bolso e a pergunta dele é se aqueles Yens vão valer menos por conta da inflação no Japão. Estou pensando neste tipo de problema, não em dizer: “ahá, é mais caro comer em Tokyo do que em New York”. O fato é que ele já estará em viagem para o Japão. Então, a pergunta que eu propus é mais simples: “qual é a volatilidade dos preços lá? É maior do que a nossa?”.

A paridade seria útil para uma conta comparativa, mas quem já comprou a passagem, já sabe que estará em uma cidade com um nível de preços mais elevado. Mesmo assim, a inflação – que é a variação deste – não precisa ser mais elevada e, claro, se lá se aceitasse dólares ou reais…

Ah sim, agradeço ao leitor por me ajudar nesta. Nada como bons leitores!

Anúncios

3 comentários em “Comer fora de casa aqui e no Japão faz toda a diferença…(Momento R do Dia com Sushi – UPDATED)

  1. Desculpe, acho que não entendi seu ponto – você está dizendo que comer fora é mais barato porque a inflação lá é menor?
    O que interessa não é a inflação, mas o custo da alimentação na mesma moeda, ajustando para poder de compra, etc.
    Se um prato custa 10 dolares em um mês aqui e 12 no próximo, ainda é mais barato que o mesmo prato custando 50 dolares em um mês e 50.01 no próximo …

    1. Saulo,

      Eu sei o que é a paridade do poder de compra. Também entendo que a inflação varia menos e o nível pode ser elevado. Mas o fato é que o japonês vai pagar em Yen e não em dólares. A comparação da paridade não é a conta que ele faz ao sair de casa para comer. Não estou fazendo comparações internacionais para saber onde é maior o custo da alimentação. Estou fazendo uma pergunta mais prosaica: onde a inflação para comer na rua é menos volátil? Varia menos lá. Não estou interessado no custo da alimentação na mesma moeda, em dólar.

      A paridade é importante para as comparações internacionais (já falei do BigMac aqui), mas se estou com Yens no bolso, vou pagar em Yens e aí minha pergunta é: estando no Japão, o Yen desvaloriza semanalmente? Não? Aqui ele desvaloriza semanalmente? Então, não adianta eu ficar me lembrando da paridade lá. Tenho que é que pagar com os meus Yens. É este tipo de problema que estou analisando.

  2. Sim, mas ai a pergunta é apenas onde a inflação da comida foram de casa é mais volátil. Não onde comer é mais barato, se aqui ou no Japão.
    Nesse caso você deveria comparar os preços em nível da comida em casa e fora, ou então da variação de preços em casa e fora, na mesma moeda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s