Uncategorized

Abenomics – notícias

Segundo noticiam os jornais, grandes empresas japonesas concordaram em dar um aumento de salário de forma compatível com a política econômica de Abe.

Então, recapitulando: (i) desvalorização cambial, (ii) inflação, (iii) maior imposto em Abril, (iv) aumentos de salários em algumas indústrias.

Como o mercado reagirá a isto? Os Market Monetarists estão todos otimistas – juntamente com Paul Krguman – sobre estas medidas. Outros são mais céticos. A política de Abe, a Abenomics, como já vimos aqui várias vezes, não está completa: faltam algumas medidas.

Será que veremos uma recuperação econômica japonesa mais robusta neste ano do que no ano passado? Vejamos o humor do mercado.

nikkey_recente

Pois é. Parece que a vamos ter alguma novidade mais para o final do dia. Entretanto, a bolsa de lá está em um humor melhor desde o mês passado ou é impressão minha?

A taxa de câmbio (todos os dados do Quandl, cujo uso no R foi explicado em um texto anterior de hoje) está aqui.

cambiojapao

A inflação e outras variáveis você pode ver no Quandl ou em outros locais, na Internet. A bem da verdade, eu já dei várias dicas aqui, neste blog, sobre como encontrar dados da economia japonesa, sem falar do uso do R. Então, agora é com você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s