Uncategorized

Pesquisa sobre o estado da economia japonesa

Saiu hoje, só em japonês, mas podemos olhar os dados. Com um pouco de boa vontade, você consegue traduzir a explicação sobre os indicadores aqui. São vários e as correlações mostram isto. Então, vou ficar com o agregado, o índice sobre as condições econômicas atuais (keiki) (existe outra tabela, sobre as condições futuras, mas fica para outro dia).

keiki

 

Hoje também saiu o PIB trimestral japonês, mas vou deixar para depois. Repare na série acima. Podemos destacar duas grandes quedas: uma em 2008 e outra em 2011, quando ocorreu o grande tsunami que arrasou a economia japonesa por um bom tempo.

Mas em um período mais recente, o indicador voltou a subir, refletindo uma certa confiança quanto ao desempenho da economia. Bem, será que a Abenomics está funcionando? Não sei ainda mas, juntamente com o resultado do PIB trimestral, parece que há motivos para comemorar, eu diria, com moderação.

Bem, nada de dicas do R hoje. Apenas este gráfico aí e alguns pensamentos esparsos sobre o estado atual da economia japonesa. Meu fôlego está no fim hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s