Uncategorized

Imóveis em Belo Horizonte: alguns dados

Considere os índices (Jul/94 = 100) da pesquisa do IPEAD para preços e quantidades de imóveis, especificamente, para apartamentos (escala logarítmica).

imoveis4

Estamos diante de uma série bem interessante porque representa os preços de venda dos apartamentos. Segundo esclarece a pesquisa:

Considera-se como venda qualquer transação que envolva troca de valores e que leve à transferência da propriedade de imóvel da construtora a outrem. Inclui permutas e vendas a prazo ou financiadas.

Então, eu sei que você está louco para falar de bolha imobiliária e tudo o mais. Mas eu não tenho informações para tanto. Posso ver como anda a variação dos índices.

imoveis3

imoveis_bh

Difícil dizer alguma coisa, não? Agora, eu sei que estes dados são uma tentação para você começar a falar de bolhas e tudo o mais. Mas, o que é, exatamente, o preço de venda do qual fala a pesquisa? É o preço no jornal ou o preço após a venda? Em outras palavras, é um preço de oferta ou um preço de equilíbrio? Como sabemos, os dois somente serão sinônimos em um caso. O que diz a pesquisa?

As seguintes variáveis são apuradas mensalmente: os preços de venda à vista, a quantidade ofertada, o número de unidades vendidas, a quantidade de novos empreendimentos, a origem dos recursos para o financiamento das obras e o estágio da construção dos empreendimentos.

Assim não ficou muito claro para mim: seria este um preço de oferta? Não sei. De qualquer forma, não encontrei nada muito diferente nos relatórios do IPEAD. Leitura de algumas notícias me levaram a concluir que o preço de venda é o preço de equilíbrio mesmo (nesta notícia o consultor faz a análise com oferta e demanda para explicar o preço).

E então…

O índice da quantidade ofertada, em BH, como se vê no final do gráfico mostra uma tendência de crescimento ali pelos meados de 2012. Por sua vez, o preço de equilíbrio continua sua tendência de aumento desde o início do gráfico. Estamos diante de uma dica de que a demanda por imóveis continua em alta? Parece que sim.

Comentários?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s