Uncategorized

Cicero e a Escolha Pública

There were four respectable ways for a prominent Roman to gain wealth: land-owning, booty from war, money lending and bribery. Cicero pocketed over two million sesterces (three times the sum he had previously quoted to illustrate ‘luxury’) from his governorship of Cilicia in 51 and 50 BC – and he had a reputation as an especially honest governor. (The Rational Optimist)

Vida boa esta a dos senadores…romanos em 50 AC. Não me entendam mal. Agora, cá para nós, heim, dizer que a Escolha Pública é “invenção neoliberal para falar mal do governo” é a maior mentira do mundo. Podem existir imbecis aqui e acolá, claro, mas vir com este papo de que o senador quer um mundo melhor, que ele é altruísta, bondoso, mais preocupado com os homens do que os empresários malvados…não, não dá. As evidências históricas (e eu diria: arqueológicas) são mais fortes.

Foi mal, gente. James Buchanan e Gordon Tullock estão certos.

UPDATE: E vejam o Cícero, em grande momento:

O que mais se deve evitar, portanto, é a vida desleixada e preguiçosa. E, se o luxo e os prazeres parecem mal em qualquer idade, com mais razão, se fazem abomináveis na gente velha  (…). Nem é fora de propósito falar sôbre as obrigações dos magistrados, das pessoas particulares e dos estrangeiros. Quem governa deve compreender que representa a pessoa da cidade e que está obrigado a sustentar a dignidade e o decôro da mesma, a conservar as leis, a fazer a justiça, e lembrar-se de que tudo está entregue à sua fidelidade e ao seu zêlo [Gonçalves, M.A. “De Officiis” de Cícero, Livraria H. Antunes Ltda., Editora, Rio de Janeiro, p.210]

É, realmente o homem era um “humilde” servidor público…

20140220_200221

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s