Uncategorized

「やゆfish」 no Brasil

Ouvir esta música dá saudades do evento que promovemos eu e o Gustavo, em BH, no ano em que ocorreu aquele dramático grande tsunami. Na verdade, o planejamento foi anterior à desgraça e tivemos pouca oportunidade de arrecadar dinheiro para as vítimas. 

A modernização da música folclórica era algo que eu não via com bons olhos no início. Entretanto, ao conhecer o trabalho da dupla Yayu Fish, minha opinião mudou radicalmente.

A música folclórica japonesa talvez não seja tão popular assim entre os jovens (mas não se engane, há muita gente boa por aí), mas é de uma riqueza imensa. No link você perceberá que este tipo de música causa muita polêmica por lá. Aqueles que inovam nem sempre são bem recebidos. E há a tradição oral, o que exige um trabalho de memorização dedicado para várias músicas.

No Brasil (ou devo dizer, São Paulo?), com a imensa massa de imigrantes de Okinawa, o pessoal passou a conhecer mais as músicas folclóricas de Okinawa. Mas eu sou da opinião de que a música do norte do Japão, neste estilo, ainda é a mais bonita.

É bem verdade que eu queria estudar este mercado: o mercado musical japonês, um dos mais movimentados do mundo, se não me falha a memória. Mas, na falta dos dados, a gente segue ensaiando e buscando informações (e ouvindo música, claro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s