Uncategorized

Você realmente acha que está bem usando só a planilha?

Este breve post do pessoal do Revolution serve não apenas para você usar o R ou qualquer outro pacote estatístico sério. Ele serve para você perceber que o avanço em seu conhecimento consiste, justamente, em não usar planilhas como último recurso, nem como o único recurso em uma análise séria de dados.

Eu diria que o avanço do capital humano é função da efetiva troca de planilhas por pacotes como o SAS, R, SPSS, Minitab, Eviews, Stata e afins. Bem, “eu diria”, mas é uma hipótese. Acho que a complementaridade entre planilhas e estes pacotes é importante em um dado ponto do tempo, mas, ao longo do tempo, eu esperaria um número maior de usuários de pacotes do que em planilhas. Eis minha função do capital humano usando como proxy nosso uso de planilhas e pacotes econométricos.

Aliás, eu gostaria de ter uma pesquisa estatística sobre isto. Como não posso, fico só na idéia e, claro, na espera de que alguém me diga se já existem estudos como este.

Um comentário em “Você realmente acha que está bem usando só a planilha?

  1. Duvido que qq estatístico sério fique só nas planilhas, especialmente quando os dados são tão volumosos a ponto de ficarem intratáveis nelas. Por outro lado, planilhas são muito convenientes. Algo que seria interessante seria interoperabilidade entre um e outro, mas é algo que não interessa a nenhum fabricante, nem de planilhas, nem de frameworks estatísticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s