Uncategorized

Qualidade do ensino

Teorema Fundamental do Ensino: Se o professor não lê journals e não faz pesquisa, sua qualidade de aula é menor e muito mais baseada na repetição de aulas anteriores. Isso só agrada estudantes preguiçosos e demais despreocupados com a qualidade do que se ensina.

Se você nunca experimentou, colega, tente. Você verá como seu humor melhora, sua vida, etc. Talvez até melhore seu casamento e seu relacionamento com os amigos de futebol.

Agora mesmo, eu vou separar uns textos aqui para ler. Quero entender melhor a Grande Depressão e também preparar uma introdução ao “q de Tobin” mais interessante para os alunos. Contudo…

Teorema Fundamental do Ensino – dark side: Se o aluno faz Economia porque alguém decidiu para ele ou porque ele não está nem aí para sua escolha profissional, os esforços do professor que lê journals e também dos demais não terão qualquer efeito no aluno, aumentando sua probabilidade de reprovação.

Obviamente, haveria um Teorema para estudantes, mas ele é uma versão simplificada dos dois primeiros. É natural que um aluno que goste de Medicina se interesse por pesquisas em Medicina. Assim também o é em Economia ou Letras. Ocorre que a massificação do Ensino Superior (coisa boa, chance de diminuir o analfabetismo funcional do que chega na faculdade) significa que, estatisticamente, poucos se interessarão por pesquisas.

Outro desestímulo é a Burrice Encastelada, ou BE. Funciona assim: o cara vai fazer um estágio ou arruma um emprego, chega cheio de novas tecnologias para melhorar o processo produtivo mas encontra um chefe que não entende uma regra de três composta que acha que aprender novas tecnologias significa um “fardo” ou a chance de perder seu emprego. Não é à toa que muita gente boa queira trabalhar em empresas de tecnologia…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s