Uncategorized

Coase nas ilhas Senkaku

É quase a mesma coisa. Na verdade, por sugestão da ONU, ou de alguma super-potência, o governo japonês vai disputar umas ilhotas em “terra de ninguém” (que, justamente por sua insignificância, são alvo de disputas por três (dois) governos: o da China, o de Taiwan (?) e o japonês) usando um simples mecanismo: o de mercado.

Mais ou menos, claro, porque será um leilão entre os três governos. Mais “mais ou menos” porque a China e Taiwan (que não se acertam entre si, mas querem as ilhotas) não parecem dispostas a usar este mecanismo simples e preferem ficar no comportamento de “é minha, e pronto”.

De qualquer forma, este é um interessante exemplo de como o mercado pode ser implementado em uma disputa simples (lembrem-se da compra do Acre). Também é um bom exemplo para se pensar em porque alguns governos não passem das palavras para a prática. Motivos, claro, existem muitos. Vale a reflexão.

2 comentários em “Coase nas ilhas Senkaku

  1. olha no mapa e veja que o japão está la em cima – essas ilhas estão nas costas da china e é absurdo japão dizer serem deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s