Uncategorized

Antropometria e as Falhas de Governo

Pode um governo piorar a vida dos seus cidadãos? Um brasileiro provavelmente rirá desta pergunta, mas é um ponto importante para se pensar. Afinal, tem gente que diz que o governo apenas faz o que faz porque quer corrigir externalidades ou fornecer bens públicos. Outros, mais cínicos, dizem que é porque a revolução (a deles) é imperiosa e vale mais do que a vida de um ou dois bocós.

No caso do governo norte-coreano, sua incompetência em compreender a oferta e a demanda de alimentos gerou o pior resultado possível para o ser humano: sua involução. Nesta semana, aliás, a The Economist publicou um pequeno artigo sobre os campos de concentração do governo norte-coreano mas, infelizmente, a repercussão na imprensa brasileira foi pequena. Afinal, não envolve George Bush e nem dá ibope, né? Sem falar que pega mal para os doutrinadores que se dizem professores do ensino médio mostrar tal exemplo aos alunos. Digo, pega mal se você não mentir.

Anúncios

Um comentário em “Antropometria e as Falhas de Governo

  1. Uma geração (ou mais, pensemos na epigenética) com saúde física e mental comprometida. Aí, se um dia a C. do Norte abandonar o comunismo e não ficar instantaneamente rica como a vizinha do Sul, alguém vai apontar que o neoliberalismo falhou na C. do Norte, que é o ultrapassado receituário do Consenso de Washington, etc, etc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s