Uncategorized

União Européia

Outro dia eu falava em sala sobre a idéia de que alguma agência da UE intervisse em governos irresponsáveis como o da Grécia. Uma aluna contestou: “mas o povo da Grécia não vai aceitar isso”. É verdade que as pessoas pensem nisto como uma perda de soberania mas também é verdade que ninguém vê exatamente o mesmo quando um governo adota um regime de câmbio fixo. O resultado é o mesmo: a política monetária do país se transforma em uma adoção da política monetária da moeda com a qual o câmbio foi fixado.

Sendo assim, por que as pessoas relutam em aceitar uma intervenção na esfera política? Os burocratas gregos mentiram por anos ao seu povo e à UE. Por que este “surto” de nacionalismo?

Bem, não sei a resposta, mas vejo que o prof. Pastore e sua colega Pinotti, hoje, no Estadão, discutem o mesmo espírito da proposta.

Um comentário em “União Européia

  1. Acho que você colocou muito bem a palavra “irresponsável”. Não é mais possível acreditar que em um mundo globalizado (especialmente em blocos econômicos como a UE) os Governos possam administrar sem considerar o impacto de suas administrações em toda a esfera global.

    Na hora em que mentem, iludem, criam bolhas, está tudo ok, mas na hora de assumir que prejudicaram milhões não aceitam intervenções e clamam pela tal soberania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s