Uncategorized

Monografia para orientar no semestre que vem

Se um aluno aparecer dizendo que: (a) aprende o pacote econométrico que for preciso quando fizer a matéria prévia à Monografia (a tal Monografia I), (b) já pesquisou ou está disposto (e de fato fará isso) a aprender a história (vai ler livros de história econômica sem frescura) de uma ou duas séries de tempo históricas do Brasil, então ele tem a chance de me mostrar que é capaz de fazer uma monografia comigo.

A partir de agora, minha linha de pesquisa com alunos de graduação envolverá apenas o estudo de séries de tempo históricas. Uma ou outra exceção poderá ser feita para alunos que não apenas tenham idéias interessantes, mas também que me apareçam já com um modelo (teórico e econométrico)  que faça sentido. Também posso aceitar orientar alunos com bases de dados originais, caso o tema me interesse.

Mas nesta fase nova em que me encontro, a orientação só funcionará se encontrar orientandos que não tenham medo de pacotes econométricos, textos em inglês e também que não gastem metade do tempo reclamando que não acham base de dados, que não têm acesso a este ou aquele texto, etc.

Posso prever que os orientandos que porventura apareçam terão a chance de dar um salto muito maior na qualidade de seus trabalhos. Afinal, trabalho nunca rendeu fruta podre (exceto se o sujeito é muito mané para desperdiçar o próprio tempo…).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s