Uncategorized

Cola

Luciana Yeung, do Insper, fala sobre “cola”.

Eu me lembro de um artigo no Journal of Economic Education sobre o tema. Basicamente, os autores encontravam uma correlação positiva entre corrupção de um país e uma medida de “cola” nas escolas. Em outras palavras, independentemente da lei dar muita importância à “cola” (exemplo da Luciana para os EUA, em meio à sua argumentação), existiria uma relação, digamos, maligna, entre “cola” e corrupção.

Ponto a se pensar: independente dos incentivos, por que será que sempre sinto que o problema é citado como “preferências inatas e genéticas/culturais de um povo” (exceto no post da Luciana)?

p.s. No video de propaganda do blog a Carolina, do Inper, fala de um filme que me pareceu ser interessante. Alguém conhece?

2 comentários em “Cola

  1. Cláudio,

    Primeiramente uma observação “a parte”: sou simplesmente encantada com o teu blog. É uma das minhas leituras diárias toda manhã.

    Bom, esse assunto da cola realmente mereceria um estudo mais eficaz e eficientes dos Sistemas de Ensino. Posso ser considerada uma aluna “cdf” e por isso perdia horas e horas de sono (além de festinhas e afins) estudando para as provas para não colar. Era triste ver que colegas que não estavam muito ligando para isso obterem notas maiores do que eu pelo método da “cola”. Eu me sentia injustiçada e um pouco “burra” diante do “sistema”. Mas hoje acho que as Universidades tiveram um grande avanço com o método de Ensino PBL (Ensino Baseado em Problemas). É muito bom ver estudantes de Medicina analisando/elaborando Estudos de Casos dentro de Hospitais já no primeiro semestre de seus cursos. Infelizmente, o método ainda não é perfeito e a cola ainda rola solta em muitas matérias. Há que se pensar em um sistema de avaliação mais eficaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s