Uncategorized

Efeito Riqueza

Ou melhor, o efeito da riqueza. Eis aqui um bom resumo sobre um relatório (que também não é extenso) sobre as diferentes visões regionais sobre a riqueza.

Hoje em dia, com a facilidade de se fazer pesquisas globais a um baixo custo, pode-se descobrir fatos pitorescos (e também confirmar – ou não – certas intuições) acerca das preferências das pessoas.

Por exemplo, eu quero maximizar minha utilidade, o que geralmente é mais interessante se tenho um conjunto orçamentário maior. Agora, o que é a função de utilidade? O que as pessoas querem?

É mesmo uma pergunta antiga: se você sabe o que elas querem, você pode desenhar os incentivos certos para vender-lhes produtos. Acho que foi em Mises que eu li, certa vez, como as críticas ao “consumismo” (sempre definido como o que os outros querem consumir, não eu) são todas cruéis com a redução da pobreza e da desigualdade. Afinal, é fácil falar que os outros consomem produtos de má qualidade, enquanto eu posso consumir os de boa qualidade. Ponha-se no lugar do coitado que é pobre: um produto de má qualidade ainda é melhor do que nenhum produto.

Bem, a discussão poderia prosseguir com algumas palavras sobre o tal “mercado de limões”, mas vamos deixar esta para a próxima vez.

2 comentários em “Efeito Riqueza

  1. Cláudio,
    Essa frase (“Ponha-se no lugar do coitado que é pobre: um produto de má qualidade ainda é melhor do que nenhum produto”) me lembrou um documentário chamado “Why Wal-Mart works: and why that drives some people crazy”. Numa passagem do filme, o cara entrevista uma mulher com cara de alternativa, natureba, que diz que nunca compraria coisas no Wal-Mart. Aí ele pergunta: “E se você fosse uma mãe solteira com orçamento limitado, você também não compraria no Wal-Mart?” Claramente ela titubeia e pede para não responder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s