Uncategorized

Escolha seu curso de administração

Eis abaixo o resumo de um interessante artigo apresentado na ANPEC deste ano (você pode obtê-lo na página da ANPEC):

A Escolha da Faculdade pelo Aluno: Estimação da Demanda e Precificação dos Atributos
Eduardo de Carvalho Andrade, Rodrigo Moita, Carlos Eduardo Lobo e Silva

Resumo

Este trabalho usa um modelo logit agregado para estimar a demanda pelos cursos de Administração do estado de São Paulo. Os resultados indicam que algumas características das faculdades são importantes na determinação do seu market share: o preço, a nota dos ingressantes do Enade (‘peer effect’), o ranking do ‘Guia do Estudante’ e o percentual de doutores no corpo docente da instituição. Reputação e qualidade da infra-estrutura não têm impacto significativo. Sem perda de market share, aumentar em 1 ponto a nota do Enade, aumentar o percentual de doutores em 1% e passar de 4 para 5 estrelas no ‘Guia’ permitiria a faculdade elevar a mensalidade, respectivamente, em 16,6, 3,31 e 486,14 reais. Por fim, parece existir uma intersecção importante entre as variáveis consideradas relevantes pelos estudantes na escolha do curso e aquelas que compõem o ranking do MEC.

Para mim, o que surpreende no resumo é o fato de a reputação não ser relevante, pelo menos para os cursos de Administração das faculdades de São Paulo. Seria um problema da variável utilizada? Ou a competição é apenas por preço mesmo?

Outro ponto interessante: infra-estrutura não importa. Interessante é que se a faculdade tiver mais de um curso, a pergunta que eu faria diria respeito à relevância disto. Digamos que a faculdade tenha um curso de Administração, outro de Contabilidade e um de Engenharia da Produção. Quer você queira ou não, a infra-estrutura será relevante – em termos de laboratórios, por exemplo – apenas para um curso (ou predominantemente para um curso), logo, que ela não seja relevante para Administração é quase que óbvio. Mais interessante parecem ser as elasticidades encontradas. Pode ser interessante, obviamente, ter mais doutores no curso, como encontrado pelos autores, mas é espantoso o resultado encontrado pelo impacto do Guia.

De qualquer forma, vale a leitura.

Anúncios

2 comentários em “Escolha seu curso de administração

  1. meu chute é que na maioria das vezes, qualquer diploma é suficiente para alguma ascenção social

    e se isso é o que importa, compete-se em preço.

    basta ver o mercado e perceber a diferença na quantidade de faculdades de mentirinha e a quantidade de centros de excelência.

    será que existe mercado para toda essa mão de obra com curso superior no Brasil?

  2. Eu acho que existem empregos para pessoas com curso superior sim. Mas para pessoas competentes. Nao basta so ter canudo. E nao necessariamente para este tanto de alunos de administracao e direito. Por exemplo, ja vi materias sobre a falta de professores da area de exatas e falta de engenheiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s