Uncategorized

Fatos estilizados sobre a política fiscal

Pedro, Homo Econometricum (vide link ao lado), enviou-me este texto. Fica aí o dever de casa ao leitor com espírito investigativo: que fatos estilizados se obtém sobre os impactos dos multiplicadores? Mais ainda, se compararmos com as estimativas de John Taylor, o que aprendemos sobre os impactos da política fiscal?

No Brasil, lamento informar, não há um estudo de qualidade sobre os nossos supostos multiplicadores. Digo, não há um estudo recente sobre o tema. A crise chegou em 2007, alguns economistas fizeram uma discussão na Estudos Econômicos, mas ninguém fala do tema. Ou perdi algum artigo (ou a imprensa não citou algum artigo relevante sobre o tema, repetindo seu comportamento pouco investigativo usual), ou há algum mecanismo de incentivos que afeta a pesquisa acadêmica sobre a polítca fiscal no Brasil.

Sugestões de artigos científicos publicados em revistas científicas com estimativas decentes (econometricamente falando) de multiplicadores podem ser feitas nos comentários.

Anúncios

2 comentários em “Fatos estilizados sobre a política fiscal

  1. Cláudio,

    Aqui vai outra sugestão de texto sobre política fiscal: http://econ.jhu.edu/seminars/Fall2009/nberannual2010.pdf
    O texto chama atenção para o fato de que a maioria das estimativas econometricas de multiplicadores ou mesmo estimativas de modelos DSGE, o limite inferior da taxa de juros não está “binding”. Ele mostra que num modelo tradicional new keynesian, o tamanho dos multiplicadores são bem distintos, dependendo se os juros estão no limite inferior ou não.

    Abs,
    Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s